Sergio Senoux

Project

The Pixel Painter e a realização do que sonhamos fazer


Este vídeo foi divulgado quando o Hal Lasko tinha seus 97 anos. Muito do que me chamou a atenção vai além do talento e a criatividade: a perseverança em superar a barreira imposta por um problema em sua visão.

O documentário The Pixel Painter fez "vovô Hal" ser conhecido em todo o mundo por seus quadros impressionantes, pintados pixel a pixel no Microsoft Paint. Seus desenhos são descritos como uma mistura de técnicas de pontilhismo e arte em 8-bit.

Hal faleceu em 2014 a poucos dias de completar 99. Talentoso, teve sua vida dedicada ao grafismo e às artes visuais. Quando jovem, começou como designer gráfico e desenhava mapas para as Forças Armadas dos Estados Unidos.

Tipógrafo profissional, Lasko aposentou-se na década de 1970 e a partir de então passava seu tempo em casa criando novas pinturas para satisfazer seu desejo de expressão artística.

Visão comprometida

O avanço da idade tornava a prática da pintura cada vez mais difícil. Hal sofrera de degeneração macular úmida, uma doença ocular crônica relacionada à idade e que limitou severamente o centro de seu campo de visão.

No aniversário de 85 anos, "vô" ganhou de presente um computador, que passou a ser o seu aliado nas artes graças ao Paint. Na tela deste editor de imagens, vovô Hal criou verdadeiras obras, com amor e (muita) paciência.


Mesmo acometido pela deficiência visual, vovô Lasko não permitiu que o problema lhe fosse um obstáculo. Tornou-se exemplo para aqueles que pensam em desistir no meio da trilha, antes de ver que é possível fazer o que sonhamos fazer.